É bom ver que na Tv aberta brasileira, o monopólio está chegando ao fim, entretanto, o mesmo não acontece no atual cenário da tv fechada. O que antes, acontecia na Tv aberta, hoje acontece na Tv por assinatura, porém quando se trata de Tv por assinatura, a concorrência, que é composta, por grandes grupos internacionais, é de um nível similar —às vezes superior —ao nível de qualidade, estabelecido pela Globosat.
Empresas como a Rede Record, que hoje é a grande rival da Rede Globo, quando se trata de chamar a atenção do telespectador brasileiro, ainda não entraram no mercado de Tv por assinatura. A Record, lançou o canal Record News, entretanto o mesmo não atende a demanda existente na Tv paga, e o canal não faz parte da grande das grandes operadoras, onde, quando se trata de noticias reina soberana a Globo News, que como concorrente tem apenas a Band News —além de canais internacionais como CNN ,BBC e Bloomberg, que não são disponibilizados com a opção de legendas .
Quando se trata de canais Premium, a Globosat também reina absoluta em termos de qualidade, já que os HBO, apesar dos preços baixos —quando comparado aos TeleCine’s — são fortemente criticados em fóruns de assinantes, por seu excesso de reprises, e a falta de foco nos blockbusters, que em sua maioria vão para a rede da Globosat, que hoje tem parceria com alguns dos principais estúdios americanos.
Já no seguimento esportivo, a Espn é forte, mas não chega a assustar o SporTv, que tradicionalmente costuma ser um dos canais com maior audiência na Tv fechada do Brasil. Quanto ao BandSports, pode até assustar a Espn, mas é fraco, quando comparado ao SporTv.
Talvez os seguimentos mais democráticos, e disputados na Tv por assinatura brasileira sejam o de documentários, e infanto-juvenil. Seguimentos onde a Globosat não atua. E vale mencionar também o Universal Channel, um dos poucos canais Globosat, que não lidera seu seguimento — que é liderado pelo Warner Channel e pela Fox.
Particularmente penso que falta no Brasil uma empresa — de preferência nacional— que possa competir com a Globosat, já que as internacionais, não tem se mostrado capaz, de fazerem a “toda poderosa Globosat”.
Para finalizar, é interessante que se lembre de que as Organizações Globo é acionistas das principais operadoras de Tv por assinatura do Brasil (Sky e Net), e como tal, pode influenciar nas decisões, e rumos das mesmas.